Separatista

Separatista

Caryatis Cardea, 1984

 

o que eu estou pensando

nunca poderá ser perdoado

 

homens

estão destruindo

o mundo

 

irão eles descobrir minha heresia?

e eles destróem

um pouco mais a cada dia

isso não será condenado

 

eu digo para minhas irmãs

homens

estão destruindo

o mundo

 

e minhas irmãs dizem

não são os homens

que fizeram isso tudo

eles não são os únicos a serem culpados

 

é casta e classe

é nação

é religião e raça

e eu digo

quem há criado essas coisas?

não, um é orgânico

emergindo como lava

cada coisa foi planejada cuidadosamente

e executada

 

executada eu digo

mutilada estuprada assassinada

envenenada drogada

enterrada viva

estuprada

 

e minhas irmãs dizem

gênero não é nada

é cultura e o papel das mães

a exploração do trabalho

não são os homens

 

e eu digo para minhas irmãs

eu sei no que eu acredito

que cada crime

tem seu perpetrador

e cada criminoso

tem sua vítima

e eu não falo de leis

escritas por homens

mas de éticas tão cósmicas

elas são feitas da mesma matéria que mantêm

o mundo

em balança

 

e eles

e nós

as mulheres

são violadas

a cada minuto

 

de cada dia

 

ano após ano

 

por séculos

 

e eu digo à minhas irmãs

homens estão destruindo

o mundo

 

e minhas irmãs dizem

coalizão androginia

unidade

todos devemos trabalhar juntos

porque

homens

alguns homens

podem ser destrutivos

mas eles podem ser curados

eles são apenas a última forma

de pequenos meninos

mal treinados

 

em uma cultura

cuja raíz e propósito

nós não iremos nomear

 

e eu digo à minhas irmãs

casta sim e classe e religião

heterossexismo e ódio sim

de gays e judeus e pessoas de cor negra

medo da natureza

animais abatidos e mantidos captivos

 

magia banida

 

e o amor

de mulheres por mulheres

abominado

e criminalizado

 

guerra e as armas de guerra

prisão e as ferramentas de tortura

essas coisas não serão perdoadas

linguagens obliteradas junto à suas culturas

e às vezes suas gentes

radiação e depósitos químicos

terras deixadas estéreis

mentes deixadas estéreis

a fome de milhões

um pré-requisito da Sociedade

a dominação de crianças

uma necessidade do poder

 

a escravidão de mulheres

um desejo profundo e primitivo

 

confinamento intimidação genocídio

esfomeamento estupro tortura incesto terror

dor envenenamento terror estupro

estupro

 

e nós gritamos na noite

e agonizamos durante o dia

quem é que tem feito essas coisas?

 

e eu digo à minhas irmãs

homens estão destruindo o mundo

e minhas irmãs dizem

não

há instituições

crenças e preconceitos

nós devemos lutar para eliminar

nós podemos parar suas instituições

mas nós precisamos não confrontar

justo aqueles que as construíram

e que querem elas

e que lucram com elas

e que amam elas

e reconstróem elas

reconstróem elas

e reconstróem elas sobre nossos corpos

 

mas não

minhas irmãs dizem

não são os

homens

não os homens

não os

homens

 

e eu digo

à minhas irmãs

mas é sim.

 

 

PATRIARCADO É A RAIZ DA GUERRA

sem machos = sem guerras.

(poema publicado no livro “For Lesbians Only – A separatist anthology” de Sarah Lucia Hoagland e Julia Penelope. Tradução livre).

Comments are closed.